Menu fechado

Jardim vertical sem gastar muito

O que é um Jardim vertical

É um tipo de jardim suspenso criado para ser fixado em paredes ou suspenso em tetos e não é uma solução nova em paisagismo, pois ideias semelhantes já foi empregada em projetos de arquitetura desde os tempos antigos.

E de um jeito simples e prático, sem gastar muito você mesmo pode criar ou recriar um modelo numa varanda ou pátio de sua residência.

Um pouco sobre os jardins verticais

Jardins suspensos ou jardins verticais é uma ótima solução para a decoração de casas e apartamentos, além  de melhor o isolamento térmico e acústico, a proximidade com as plantas purificam o ar local retirando impurezas e trazem benefícios para sua saúde, proporcionando um lar equilibrado é mais aconchegante.

Uma parede vazia em uma área interna ou externa pode ganhar mais vida. Esta é uma solução decorativa muito utilizada por arquitetos e designers.

Cuidados permanentes com as espécies

Para que as plantas cresçam e se desenvolvam bem, é necessária uma quantidade mínima de luz natural e umidade,  também é interessante haver sempre substratos no fundo dos vasos, como argila expandida.

Tudo isso deve ajudar a nutrir bem o solo e fazer o verde se mantenha vivo e tenha aparência saudável.

O modelo de jardim vertical é, sim, um jeito diferenciado de personalizar a casa. Porém, não há garantias de que esta solução dê certo em qualquer proposta, já que devido às condições locais as plantas podem não vingar.

Por isso, estude bem o local de instalação do quadro vivo e quais espécies poderá plantar nos vasos. Não use apenas o critério da beleza, mas da adequação.

Instalação

O tamanho da parede não importa, e sim o espaço livre disponível. É possível criar um jardim vertical com muitas flores e folhagens mesmo em espaços pequenos. Estude antes como será a sustentação dessa estrutura.

Existem inúmeras possibilidades de montagem. Os vasos podem ficar fixados em um quadro na parede, apoiados em nichos e prateleiras ou presos ao teto com alguma corda ou cabo.

Se você é criativo e gosta de DIY pode criar instalações personalizadas para a sua casa.

Maneiras diferentes e baratas de montar um jardim vertical

Como dito antes, existem formas diferentes de se montar um jardim vertical. Alguns são mais caros,  como por exemplo a confecção de um quadro sobe medida em madeira ou metal. Mas, você pode criar algo único em sua casa.

Há vários tipos de material para sustentar os vasos, como cabos, correntes ou cordas; ou coisas que iriam para o lixo, como venezianas antigas.

Prenda os vasos  em pequenas treliças, ripas e tábuas de madeira, em telas, pallets, utilize tiras plásticas moldadas e pintadas.

Os próprios vasos das plantas não precisam ser como os tradicionais vendidos nas lojas, como cerâmica ou plástico, mas de materiais reciclados, como vidros ou latas de alimentos. Não há limites para sua criatividade!

Agora é só fazer seu o seu jardim vertical? Escolha o local da casa onde será a instalação, poupe dinheiro na montagem do quadro vivo e não se esqueça de pensar numa forma de reutilizar a água das plantas!

Publicado em:Decoração e Paisagismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *