Menu fechado

Casou? Saiba como encontrar o imóvel perfeito!

Morar com o parceiro(a) é o desejo de muitos casais. É uma decisão importante e que deve ser bem planejada, pois envolve questões financeiras, adaptação de rotina, entre outras. Maio é o Mês das Noivas e por isso resolvemos destacar alguns pontos que devem ser estudados por quem pretende se casar ou simplesmente viver junto.

Características do imóvel

A localização, estrutura e o estilo de vida do casal devem ser considerados na hora de escolher o imóvel. É perto do trabalho? Fácil acesso a comércios essenciais como supermercado? Tem área externa para os animais? São algumas das perguntas que podem ser feitas.
O tamanho do imóvel deve ser observado, quanto menor mais fácil de manter a organização. Os cômodos de maior importância do casal também devem ser selecionados, se gostam de cozinhar juntos uma cozinha maior vai estar na sua lista de prioridades, mas se não for o caso um local mais compacto irá atendê-los.
A região onde se localiza o imóvel deve ser bem analisada, principalmente se for comprar, pergunte aos vizinhos sobre as condições de segurança da região além de saber sobre os transportes público nas proximidades.
Visitar várias opções para ter um comparativo mesmo se já tiverem uma preferida é essencial, pois podem acabar deixando passar uma oportunidade melhor e até mais barata.

Comprar ou alugar? Qual a melhor opção?

Essa é uma das decisões mais importantes a serem tomadas, pois interfere diretamente na vida financeira do casal. Normalmente essa escolha é feita depois de uma análise minuciosa levando em conta não só as características do imóvel, mas também a fase de vida e a capacidade de arcar com o compromisso escolhido.
Optar por comprar implica num planejamento financeiro para juntar o dinheiro da entrada ou até mesmo o valor a vista do imóvel. Se o casal escolhe financiar é preciso ter ciência que é um acordo de 15, 20 ou 30 anos até a quitação do imóvel.
Se a opção escolhida for alugar o casal deve observar a relação do tamanho, conservação e localização que influencia diretamente no valor do aluguel. Além disso, há outros custos como IPTU, condomínio, água, luz, internet, transporte, etc.
Alguns casais preferem alugar um imóvel durante um determinado tempo a fim de juntar dinheiro para dar uma entrada maior, deixando o dinheiro rendendo em fundo de investimento, fazendo com que as parcelas do financiamento sejam menores e demorem menos tempo para serem quitadas.

Publicado em:Mercado Imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.